É possível que alguém nasça com mais de 4 sisos?

Conhecidos pelos dentistas como os terceiros molares e popularmente apelidados de dentes do juízo, os sisos são chamados assim por erupcionarem logo no início da fase adulta, entre os 16 e 20 anos. Na teoria, todas as pessoas teriam que nascer com quatro molares, dois superiores e dois inferiores. No entanto, a anatomia bucal tem evoluído bastante e muita gente acaba tendo apenas dois sisos ou até nenhum, em alguns casos. Mas será que é possível que essa situação se inverta e alguém nasça com o número maior de sisos?

EXISTE A POSSIBILIDADE DE MAIS UM SISO APARECER?

Existe sim a possibilidade de um quinto siso entrar em cena. Só que, dependendo da situação, esses molares se mantêm escondidos e, muitas vezes, o paciente não sabe que tem um dente a mais. Geralmente o quinto molar não possui espaço suficiente para nascer, e acaba ficando incluso dentro do osso da maxila e mandíbula.

Para saber se você tem esse dente extra, é simples. Vá ao dentista e realize uma check-up odontológico completo. Tente fazer esse procedimento antes do seus sisos nascerem. Assim, o profissional consegue acompanhar todo o processo através de exames de raio-X e decidir se o dente precisa ser extraído.

NESSES CASOS, A EXTRAÇÃO É RECOMENDADA?

Na maioria dos casos em que os sisos aparecem em número maior, a extração é recomendada, mas o profissional precisa pensar em todos os riscos e benefícios desse tratamento para o paciente. Cirurgias são procedimentos invasivos e devem ter o objetivo de tratar. Se o dente ficou anos sem ser descoberto e não está causando dor, pode ser feito apenas o acompanhamento anual.

Apesar de ser um procedimento comum nos consultórios dentários, a extração de siso ou qualquer outro dente não deve ser considerada algo normal. Mesmo sendo o caso de uma deformidade dentária, como um quinto molar, a cirurgia deve ser muito bem pensada pelo profissional.

É UMA ANOMALIA DENTÁRIA?

Já vimos no Sorrisologia que anomalias dentárias são alterações que podem estar ligadas a forma, tamanho, número, posição ou função dos dentes. Portanto, a existência de um siso a mais na boca se encaixa nesse cenário. Essa é uma deformidade da anatomia normal e leva o nome de dente supranumerário, que excede o número estabelecido pela odontologia. Mas fique tranquilo, porque apesar do nome parecer preocupante, existem soluções para o problema. Mantenha sempre contato com o seu dentista e resolva o que tanto te incomoda.

Fonte: sorrisologia.com.br

Agende agora a sua avaliação:

  • * Após recebermos a sua mensagem, entraremos em contato para confirmar a disponibilidade.

Outras Notícias