Como tratar dentes escurecidos após trauma?

Traumas faciais são mais comuns do que se imagina e eles podem surgir de diferentes situações no dia a dia. Seja um acidente automobilístico, esportivo ou simplesmente um tropeço no meio da rua. Se a pancada atingir sua boca, fique atento! Mesmo que o dente nem tenha tido o risco de quebrar, é possível que um trauma bem forte faça o elemento dentário escurecer, perdendo toda sua cor branca e natural. Embora seja um cenário bem complicado, será que existe tratamento para reverter o problema?

POR QUE O DENTE ESCURECE APÓS UM ACIDENTE?

Ao sofrer o impacto, a pessoa pode não perceber nenhum tipo de sinal de lesão, mesmo assim, a mudança de cor pode surgir logo depois do acidente. O escurecimento acontece a partir de uma necrose pulpar devido a ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária - parte que dá vida ao dente. O dente desvitalizado perde hidratação, levando a uma maior opacidade das estruturas e, consequentemente, a perda de brilho, podendo apresentar escurecimento em vários graus com o tempo.

A MANCHA PODE SAIR SOZINHA?

Existem algumas manchas de alimentos bem leves que podem sair através da higiene bucal. Mas quando a lesão é marcada por um trauma, não espere que ela vá embora sozinha. Quando o escurecimento dental está presente, requer intervenção para a correção estética. Os melhores tipos de tratamento estão entre um procedimento de canal ou o famoso clareamento dentário. A primeira terapia é indicada apenas para danos irreversíveis na polpa. Já o clareamento é feito para traumas menos agressivos e deve ser feito de forma interna.

No entanto, para realizar essa técnica, o profissional deve levar em conta alguns fatores. Há quanto tempo houve o trauma ou tratamento de canal (quanto mais tempo tiver decorrido, torna-se mais difícil o clareamento) e a intensidade do escurecimento. Caso a terapia for contraindicada, existem outras alternativas estéticas como facetas em resina composta, porcelana ou materiais protéticos que conseguem esconder o escurecimento.

ESSE DENTE PODE SER PERDIDO?

Pablo diz que o maior risco neste caso é a necrose pulpar se tornar crônica. Isso pode levar a uma grande área infectada, que em casos extremos, afeta os tecidos de sustentação do elemento dental. Mas, na maioria dos casos, o risco de perda dentária é quase que inexistente. O maior prejuízo sempre é o lado estético. De qualquer forma, uma consulta com o dentista é válida para avaliar a situação e indicar o melhor caminho de tratamento.

Fonte: sorrisologia.com.br

Agende agora a sua avaliação:

  • * Após recebermos a sua mensagem, entraremos em contato para confirmar a disponibilidade.

Outras Notícias